Uma boa depilação..


Gente fala sério ninguém gosta de se depilar; dói; é desconfortável -principalmente se você está de TPM-, seu corpo fica mais sensível. Mas gostemos ou não depilar é fundamental né... (ou pelo menos deveria ser)-seja por uma questão de estética, de higiene ou até mesmo profissional-.  Hoje a depilação é um assunto masculino também. Olha que legal. ^^ 

Primeiramente queria compartilhar com vocês que comecei a fazer um curso de Depilação pela Depi Roll, lá na Ikesaki São Miguel. E Maravilhosas eu estou AMANDO! 'rs..' 
-Sério quando eu comecei a fazer Estética no SENAC eu era a rainha da frescura, jurava que nunca ia fazer curso de depilação, que ficar depilando axila, virilha, bumbum não era pra mim. Enfim... Que besteira a minha. Quando comecei a atender mesmo como esteticista percebi que você além de criar um vínculo com a pessoa, você se poem no lugar de profissional de tal modo, que ela confia em você -e se você falar  para ela ''querida, tira o sutiã pra mim fazer a drenagem nas mamas'' ela vai tirar, e não vai pensar duas vezes. Isso por que, é um momento de entrega, quando a pessoa deita na sua maca ela quer vivenciar um momento único, só dela. Muitas querem conversar, desabafar por tudo pra fora, mas muitas só querem a paz o silencio e as suas mãos.
Ai gente eu amo o que eu faço! E pensando nas minhas clientes e em poder oferecer mais serviços a  elas, decidi fazer esse curso. Sinceramente me arrependo de não ter procurado fazer antes. Mas enfim, assim que me formar eu posto uma fotinho da minha turma super simpática. E da minha professora Elaine da Depi Roll, essa mulher é incrível -super inteligente, é esteticista também há anos- e está me ajudando a ver novas possibilidades no mercado de trabalho para esse ano. 

Voltando a falar de Depilação... 

Lembra daquela fotinho do crescimento do cabelo que escrevi no texto Terapia Capilar
A foto faz referencia as fases do crescimento do folículo piloso. Basicamente fase Anágena (crescimento), Catagena(involução) e Telogena (repouso)? Pois sim, quando realizamos uma BOA depilação essa depilação ocasionará numa fase de involução; isso quer dizer que, ocasionara na fase catágena -quando o pelo demora de 20 a 25 dias para reaparecer a olho nu novamente-. Isso ocorre porque as células germinativas perdem a atividade mitótica que cessa a melanogênese e o ciclo de crescimento entra em fase de repouso. Diferente de quando depilamos com lâmina por exemplo, que após 2 ou 3 dias o pelo bonitinho já está lá dando 'sorrisinho' e lembrando da sua existência. Isso acontece porque quando depilamos com a lâmina, não removemos o pelo-apenas o cortamos-. É mais ou menos assim: 


De forma Técnica deveríamos chamar de Depilação -conjunto de procedimentos locais ou físicos que removem o pelo superficialmente e temporariamente-. Enquanto que Epilação seria- extração do pelo cortando-o na área do bulbo, o que diminui o ritmo do seu crescimento. Mas, vou para de ser chatinha só por hoje e continuar falando Depilação, até porque é mais comum e todo mundo (inclusive eu) esta mais familiarizado. 

Existem dois métodos de Depilação a Química e a Mecânica:

A Química é através dos cremes e loções depilatórios, esse método só vai atingir até a haste do pelo (parte superficial, que podemos ver), deixando-o gelatinoso e de fácil remoção. As vantagens é que é indolor, de repente você tem uma festa não teve tempo de ir a depiladora, passa ele um dia antes e está ótimo. Ele dura uns 3 ou 4 dias, não vai nascer 'espetado' como no caso da lâmina. E a desvantagem é que é química, pode ocasionar algum tipo de irritabilidade, algum tipo de reação alérgica e desconforto. Portanto é ideal testar o produto, se em 24 horas não houver nenhum tipo de irritabilidade, pode dar sequencia. Caso contrário é melhor evitar. 
Uma coisa importante é não esquecer que peles negras tem mais pré disposição pra manchas. Dessa forma, não seria tão indicado esse método de depilação para esse tipo de pele, a não ser que a pessoa realmente não deixe de passa o filtro solar na região depilada.  
Em que parte pode fazer: nas pernas. 

Os métodos Mecânicos: Desde a lâmina, ceras frias e quentes a roll-on e outros métodos depilatórios mais delicados. 

No caso das lâminas e barbeadores elétricos os pelos crescem chanfrados e em todas as direções. Dá a impressão que crescem mais grossos, mas é só impressão gente. Não é que eles crescem assim, é porque como já citei você não cortou realmente lá embaixo no bulbo e ele continua a crescer. Sua desvantagem também é que pode irritar a pele e encravar os pelos. Principalmente quem tem a pele muito seca, deve evitar.

A Cera Quente-
A mais antiga da depilação. É elástica e colante. É aquecida na termocera ou em banho maria, remove o pelo por inteiro desde o bulbo até sua raiz. E o melhor adere o fio e não irrita a pele como as lâminas e as outras ceras. Pode-se, por exemplo; aplicar duas a 3 vezes no mesmo local se por ventura sobrar algum pelo, que não machucara a pele.  É mais indicada para peles que sempre foram depiladas com lâmina, para peles sensíveis e para peles negras.  
A Depi Roll oferece a de Argila termal, com efeito refrescante, revitalizante e tonificante. E a de rosa para peles mais sensíveis e delicadas.

A Cera Fria- um método antigo também e prático. Se apresenta em potes, bisnagas e folhas, prontas ou lenços de TNT. Remove o pelo também do bulbo até a raiz. É indicada pra quem já tem os pelos mais maleáveis, que já se depilam com a cera tradicional a um tempo. 
No caso das Ceras prontas - é muito bom para depilar sobrancelhas de homens (parte superior). 


Depilação Roll-on- o mais eficaz pela rapidez, praticidade e higiene. Os refis são descartáveis, o aparelho que aquece os refis tem um termostato que regula a temperatura e mantem a temperatura desejada (oque garante a segurança durante a depilação).  Remove o pelo do bulbo até a raiz. É indicado para pelos mais maleáveis.
Outros métodos: eletrocoagulação ou a laser- esses métodos enfraquecem o bulbo (pelo) através da radiofrequência emitida por pinças ou substancias bloqueadoras do crescimento do pelo. É importante ter em mente que os meios elétricos só podem ser aplicados por pessoas autorizadas (médicos). 

Afinal: O que garante uma boa depilação? 

O método que você escolhe para se depilar é fundamental para ter uma boa depilação. Mas, não se pode esquecer dos cuidados pré-depilação e pós depilação. 
É importante preparar a pele para receber a depilação- mantendo-a bem hidrata e renovada- ideal  que em um ou dois dias antes de se depilar realize uma esfoliação local.  

Após a depilação, deve-se deixar a pele ''respirar'' por um dia. Em 24 horas não usar nenhum tipo de produto para que não haja nenhum tipo de irritação. Em dois a três dias a pele desinflama e pode-se sentir um bom resultado.  

A esteticista-depiladora: A Esteticista tem conhecimento para manusear alguns aparelhos que auxiliam nos tratamentos estéticos assim como na melhora da pele como um todo. E um aparelho muito bacana que vai ajudar na cicatrização da pele após a extração é a Alta Frequência. 
A Alta frequência tem efeito antibactericida, antisséptico,  vasodilatador, termal e celular. Na Depilação, ira prevenir a incidência de foliculite e ajudar na cicatrização tecidual. 
Se você não é esteticista e não tem acesso a Alta Frequência, eu aconselho usar uma loção com base de azuleno ou simplesmente faça em casa um chazinho de camomila e passe em cima do local depilado, dessa forma, vai diminuir a vermelhidão e a irritabilidade após a depilação e sua cliente vai se sentir bem melhor. 

É importante dizer que: Uma boa depilação também vai do emocional da pessoa.Primeiramente porque não é fácil pra todo mundo, tirar a roupa na frente do outro e tem dias que agente mesmo não esta se sentindo bem. Tudo que agente quer é que a profissional tire logo os pelos pra que possamos sair o mais rápido possível da maca. Nesses casos, é importante identificar a necessidade do cliente, reservar um tempo só pra ele. Promover um clima agradável e um horário adequado, pra que ele não fique se preocupando em correr dali pro serviço ou vice versa. Não tem nada mais desagradável do que alguém transpirando na hora de depilar; a depilação não fica perfeita. Você tem que retornar a depilar novamente até que fique legal. E machuca, dói e você agride mais aquela pele. Não é bom. 

Observações Importantes:

1-MEDICAMENTOS: Pessoas que estão em tratamento para acne, fazendo uso de Roacutan -não pode fazer depilação-.

2-EM RELAÇÃO A ÁCIDOS: Se estiver fazendo tratamento com qualquer tipo de ácido, por mais fraco que seja. Comunique sua esteticista/depiladora, pois você não poderá realizar a depilação. Qualquer tratamento com ácido pode fragilizar o tecido, tornando-o mais fino e sensível, 'sua pele pode vir junto com a cera' - ocasionando facilmente queimaduras e manchas na pele-. Essa regra também vale para o peelings de diamante e de cristal. 

3-EM RELAÇÃO A ALERGIA: É natural que, em algumas pessoas a pele reaja com a depilação e fique vermelhinha e com bolinhas nos três primeiros dias. Isso é defesa do nosso próprio organismo. O que vai determinar se você tem alergia ou não é o teste de sensibilidade -que deve ser feito pela profissional- se por ventura ela tirar a cera e na região que ela aplicou se criar bolinhas (semelhante a bolinhas de ar), cheias de liquido branco-é alergia. Não dar sequencia, jamais.

4-EM RELAÇÃO A DEPILAÇÃO MASCULINA: Os homens tem procurado muito se depilar gente. E muitos estão optando pela depilação a laser, mas esse método não remove 100% os fios apenas diminuí a quantidade de pelos e muitas vezes pode ocasionar em queimaduras por laser.
Pode-se usar os métodos de depilação com cera quente, pois é firme quanto aderir o pelo, vai poder estar passando novamente caso não saiam todos. Outra coisa, a barba masculina somente com cera quente-para dilatar os poros- e SOMENTE com autorização da dermatologista- pois os pelos do rosto, são pelos de proteção e a região é muito sensível . Só esteticista pode fazer, é bem mais delicado e por ser na face é fundamental o uso da alta frequência para ajudar na oxigenação e na respiração do tecido. 

5-AUXILIADORES DA DEPILAÇÃO: Cremes e loções pra realizar a assepsia local, argila branca, alta frequência, camomila ou loções com base de azuleno. Hoje também existem ceras e produtos específicos para o publico masculino. 

6-GRAVIDEZ: Jamais fazer depilação em uma mulher grávida sem autorização médica. Além de ser uma face em que todo o organismo está mais vulnerável a mulher acaba fazendo uma contração involuntária na medida em que se arranca o pelo e outro. É muito perigoso. 

7)PRAIA E PISCINA: Por favor clientes, pelo amor dos Deuses se forem se depilar para irem pegar um bronze na praia ou na piscina não deixem de passar o filtro solar nas regiões depiladas (axilas, virilhas, buço) agente esquece dessas regiões e elas mancham facilmente. 

Referencias:










Postagens mais visitadas deste blog

Gordura Abdominal.

Receitas valiosas da Harmonie Aromaterapia