Padronização da Beleza.





Em qualquer período histórico uma cultura é caracterizada por seus fundamentos, conceitos e padrões. No séc XVI e XVII para se ter uma ideia, a mulher tomou uma postura rígida, com a cintura extremamente apertada em um espartilho.  No século XVIII a beleza deixasse de ser disfarçada . O espartilho e os vestidos volumosos foram deixados de lado, vindo a tona a feminilidade. Além das roupas, as mudanças no corpo e no padrão da cultura a respeito do que é belo mudou constantemente, desde que os  Homo Sapiens habitavam a terra as mulheres traçam perfis distintos.
Em pouco tempo muitas concepções de belezas surgiram na sociedade. Por exemplo, até o final do séc XIX, beleza era uma mulher mais volumosa, com vestidos soltos, cabelos curtos e batom forte nos lábios. até a metade do séc XX beleza se tornara parecer com as atrizes de cinema. Entao na segunda metade do séc XX surge a ''ditadura da magreza'', a qual  vivenciamos até hoje. Só que com um olhar mais critico e diferenciado. 
Embora as grandes grifes de moda, considerem perfeito o modelo alto, magro, de cintura desenhada e de medidas especificas observamos que na nossa nova sociedade o belo é aquele ser saudável, de aparência jovem, de pele bonita, cabelos longos e lisos, barriga enjugada, mas pernas torneadas e no caso dos homens, homens fortes e robustos. Se bem que dependendo do país e de suas culturas isso muda drasticamente, o belo torna-se os seios, ou os cortes de cabelos malucos. Enfim, os padrões de hoje são tendencias que mudam a todo estante. Hora a moda é a roupa listrada, hora é as cores quentes ou as cores frias, inconstância pura. 
Uma coisa que se sabe é que ser gordo hoje se tornou sinal de doença. Embora isso nem sempre seja verdade, é de fato conhecer que o excesso de gordura afeta o nosso organismo de diversas formas. Portanto, ser gordo  é ''feio'' diante a sociedade. Bem, minha opinião sobre isso ''não é passar a mão na cabeça de ninguém''.  Primeiramente convivo em um lar onde todos tem uma tendencia genética pra engordar extraordinária. Já presenciei uma cirurgia bariátrica na minha família e vejo o quanto é difícil uma pessoa que já tem problemas de saúde conseguir emagrecer. Mas minha proposta aqui, é realmente incentivar a ter uma vida saudável. 
Portanto devemos compreender que a beleza é um estado de espirito. Por mais clichê possível o que acabo de descrever, é fato que se nos sentimos bem internamente tudo se reflete no nosso externo. Já foi-se o tempo em que alguém belo e de valor é julgado pelas suas roupas ou pelo seu corpo. Vivemos em um mundo diferente e em constante transformação.  Existem muitos padrões de beleza na sociedade, e aquilo que se define com o seu valor é aquilo que você faz neste momento. Felizmente existem marcas plus size que favorecem o corpo das mulheres mais dotadas de adiposidade. Mas, não devemos deixar de adotar hábitos bons de alimentação e de atividade física. Só e somente assim teremos mais qualidade de vida e com certeza nos sentiremos  melhor emocionalmente, favorecendo um equilíbrio de dentro para fora.

 REFERENCIAS: 



Postagens mais visitadas deste blog

Gordura Abdominal.

Receitas valiosas da Harmonie Aromaterapia

Uma boa depilação..