Gordura Abdominal.





Eu sou do tipo de pessoa que engordo por igual -cresço nos braços, nas pernas, na barriga, no bumbum- e isso sempre me incomodou. Até que eu conheci um drama maior que o meu: o drama das mulheres que sofrem com as gordurinhas na região do abdome. 
É gente, não é fácil tratar gordura localizada. Ainda mais por termos uma memoria celular genuína. Enxugamos a gordura e quando menos percebermos lá estão novamente as 'bonitas' salientes e contentes rindo da nossa cara e dos nossos esforços. 'Essas danadas'  marcam a roupa, deixam seu vestido mais sexy parecer ser um número menor, destroem sua alto estima -principalmente quando você está menstruada e inchada- e ainda por cima te forçam a usar biquines maiores. 
Ah quem diga que não se incomoda tanto com a gordura localizada quanto com a 'celulite'.  Porém, a gordura abdominal está entre as principais queixas femininas quanto ao corpo. Vamos entender o que acontece:

Inicialmente devemos compreender que existe dois tipos de gordura abdominal: a visceral- que se encontra dentro da parede abdominal, por trás dos músculos e não pode ser medida com pregas adiposas- e a gordura subcutânea -que se encontra por baixo da superfície da pele e pode ser comprimida com os dedos ou pregas adiposas quando se mede a percentagem de gordura adiposa-.




Quando perdermos gordura visceral notamos diminuir a circunferência da cintura, aparentando estar mais magro. Já a gordura suprailiaca (gordura umbilical) notamos ao eliminar gordura subcutânea. 
A gordura visceral é como um órgão; libera substancias -chamadas de Adipocinassão proteínas de sinalização celular que aumentam a tensão arterial, os níveis de colesterol mau (LDL), e alteram a sensibilidade à insulina, provocando diabetes-. Além de tudo isso essas substancias degradam o músculo de qualidade transformando-o em gordura! Socorro, que horror.
Essas grandes quantidades de gordura visceral estão diretamente inter-relacionadas ao surgimento de doenças cardiovasculares. Por isso, se você estiver acima do número ideal, procure um médico especialista e veja se é necessário fazer exames mais detalhados para iniciar um tratamento.

Número ideal
Até 102 cm para homens e até 88 cm para mulheres.

Como medir

Basta posicionar uma fita métrica em volta do abdômen, na altura do umbigo, mantendo a barriga relaxada e tendo o cuidado de verificar se em toda a sua extensão a fita está paralela ao plano do chão.


CAUSA, MOTIVO, RAZÃO E CIRCUNSTANCIA:

Por uma questão hormonal o homem acumula mais gordura no abdome e a mulher nas nádegas e no quadril. A causa imediata de obesidade é o desequilíbrio energético (aquela velha regra que bem conhecemos) -ingerir mais do que o corpo precisa-. Uma dieta muito calórica ou ritmo de vida sedentário; síndrome de Cushing, uma desordem endócrina também podem ocasionar obesidade central.
Tanto a circunferência absoluta da cintura (102 cm em homens e 88 cm em mulheres), quanto a relação cintura-quadril (0,9 para homens e 0,85 para mulheres) são usadas como medidas para a obesidade central masculina e feminina. 


TRATAMENTOS

Emagrecer ainda é solução mais eficiente e saudável para perder a barriguinha. Mas não exagere, respeite sua condição física e seu corpo. Ter uma dieta saudável, ingerir bastante liquido e praticar exercícios aeróbicos regularmente pode prevenir a obesidade central e perder a gordura localiza no abdome.
Os tratamentos estéticos podem dar uma 'empurradinha' no metabolismo e ajudar a reduzir medidas mais facilmente. 
Onde eu estou trabalhando além dos aparelhos manuais -Massagem modeladora, Drenagem linfática, Heccus, Radiofrequência e Endermo/Vácuo contamos também com alguns tratamentos invasivos como o  intradermo e o carbox; os dois juntos promovem excelentes resultados -de forma mais rápida principalmente-. Mas, é importante frisar ao paciente/cliente sempre estar se policiando muito bem quanto ao que ingere durante e após o tratamento.
REFERENCIAS:

















Postagens mais visitadas deste blog

Uma boa depilação..

Receitas valiosas da Harmonie Aromaterapia